Perspectivas para Suinocultura no Brasil


A Suinocultura, por muitas vezes culturalmente encarada de forma marginalizada dentre as produções animais, atualmente representa um cenário extremamente atrativo para os produtores, já que os indícios de seu crescimento no futuro são muito favoráveis, tornando-se uma carne cada vez mais presente no prato do consumidor brasileiro.

Atualmente no cenário mundial, o Brasil se encontra como o 4º maior produtor e exportador de carne suína no mundo, sendo que em sua frente temos a China, União Europeia (considerando todos os seus 28 países juntos) e os Estados Unidos, e por outro lado, após o Brasil temos os russos como 5º maior produtor e exportador mundial. Dados apontam que ano após ano o crescimento no ramo é constante, o que demonstra a grande margem para expansão que o país ainda encontra. Além disso, todo o cenário geopolítico favorece o nosso crescimento, pois embargos econômicos entre China e EUA apenas alavancaram a China como sendo, além de maior produtora e exportadora, a maior importadora, resultando num incremento de 140% das exportações de carne suína do Brasil para China e de mais 23% apenas para Hong Kong.


Dísponível em: https://diarural.com.br/suinocultura-alta-no-preco-nao-e-o-mesmo-que-ganho-dentro-da-porteira/


Adiante, recentemente a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a MB Agro realizaram um estudo para avaliar o mercado de alimentos e suas projeções para os diversos produtos do agronegócio para a próxima década. Esse estudo constatou que entre os anos de 2018 e 2029 haverá: um aumento na produção suína de 35%, com 5,1 milhões de toneladas produzidas; crescimento da demanda doméstica em 27%, chegando a 3,9 milhões de toneladas em 2029; evolução no consumo per capita, migrando de 14,4 kg/hab/ano em 2018, para 17,2 kg/hab/ano em 2029; e por fim, o aumento de 68% nas exportações líquidas.


‘’Porém com todo cenário positivo, quais são os desafios que a suinocultura enfrenta?’’


Primeiramente, o fato de entre a carne bovina e de frango, a suína ser a menos consumida entre os Brasileiros. Este fato ocorre por fatores culturais, no qual há uma crença que gera certa desvalorização em relação a qualidade nutricional e gastronômica da da carne provinda do porco. Contudo, esse cenário também está mudando. Com principalmente a alta dos preços da carne bovina no país, imediatamente, a suína tornou-se a sua substituta exigindo a maior aceitação do público, tendo como consequência o maior conhecimento de que a sua carne é uma excelente opção proteica por também ser repleta de vitaminas e minerais e além disso, a maior valorização de seu sabor e uso na gastronomia. Assim, como mencionado anteriormente, as perspectivas são positivas para o aumento no consumo da carne suína nos próximos anos.

Como segundo ponto, e também considerado como principal meta a se atingir no setor, devemos ressaltar a necessidade do constante desenvolvimento de melhores práticas sanitárias na suinocultura. Produtores devem procurar melhorar os investimentos em suas próprias produções, as quais irão garantir um melhor bem-estar animal, maior confiança ao consumidor e evidentemente, um maior retorno financeiro. Para tal, é importante que os produtores procurem sempre se manter atualizados com as novas tecnologias disponíveis no mercado e também manter a sua produção dentro das normas sanitárias adequadas, adotando as melhores práticas de manejo em todos os setores.


Deseja potencializar a sua produção? Entre em contato agora mesmo através de nosso site, redes sociais ou e-mail!




Referências:


Perspectivas para a Suinocultura na próxima década são positivas, segundo estudo da FIESP. Suino.com, 2017. Disponível em: <https://www.suino.com.br/perspectivas-para-a-suinocultura-na-proxima-decada-sao-positivas-segundo-estudo-da-fiesp/#:~:text=Segundo%20o%20%E2%80%9COutlook%20Fiesp%202029,milh%C3%B5es%20de%20toneladas%20em%202029.>. Acesso em: 11, nov de 2020.


BERNARDES, Vasco. MERCADO BRASILEIRO DE SUÍNOS: PANORAMA E DESAFIOS PARA O FUTURO. Nutrição e Saúde Animal, 2020. Disponível em: <https://nutricaoesaudeanimal.com.br/mercado-de-suinos-panorama-brasileiro/>. Acesso em: 11, nov de 2020.


MORGAN, Ariádine. Futuro da suinocultura brasileira já começou. CPT, 2020. Disponível em: <https://www.cpt.com.br/noticias/futuro-da-suinocultura-brasileira-ja-comecou >. Acesso em: 11, nov de 2020.


SOLLER, Jade. Muitas razões para comer mais carne de porco. Suinocultura Industrial, 2020. Disponível em: <https://www.suinoculturaindustrial.com.br/imprensa/muitas-razoes-para-comer-mais-carne-de-porco/20200122-082243-j520>. Acesso em: 11, nov de 2020.

Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Av. Duque de Caxias Norte, 225 - Pirassununga - SP
Universidade de São Paulo - Campus Fernando Costa

E-mail: emvepjr@emvepjr.com

Telefone: (19) 3565-4003 | (19) 98268-2768

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Patrocinador
Parceira