Dermatofitose em pets: o que é e por que é tão importante?

A convivência entre pets e humanos a cada dia cresce, nos trazendo diversos benefícios. Para isso, devemos nos lembrar sempre de cuidar não só da nossa saúde como também dos pets. Uma das doenças que os cães e gatos podem infectar os humanos é a Dermatofitose, sendo de rápida transmissão por via do contato com os animais doentes e o ambiente. Mundialmente, segundo pesquisas, a doença acomete de 4 a 15% dos cães e mais de 20% em gatos, sendo boa parte animais que não apresentam sintomas, sendo considerados portadores assintomáticos.


Fonte: Dermatofitose em Gatos: Ainda Comum | Blog do Secad (artmed.com.br) - A saúde do seu pet deve sempre estar em dia, com consultas periódicas por um médico veterinário.


A dermatofitose, considerada uma zoonose, por ser uma infecção transmissível entre animais e humanos, envolve as infecções por fungos (micoses) que são causadas por dermatófitos, principalmente pelos fungos dos gêneros Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton. Principalmente os gatos, ao se contaminarem com esses fungos podem não apresentar sintomas, sendo denominados portadores assintomáticos, sendo capazes de eliminar o fungo de maneira espontânea. De acordo com pesquisas, cerca de 4 a 9% dos cães e de 17 a 80% dos gatos com a doença são portadores assintomáticos, o que demanda bastante atenção para esses casos e seu potencial de transmissão.

A evolução da enfermidade nos animais, ocorre a partir do momento que o fungo passa a colonizar pelos e unhas dos animais utilizando a queratina (proteína desses locais) para se desenvolver. A forma do fungo denominada artroconídio é a responsável pela infecção dos tecidos com queratina e podem estar presentes no sofá, cama, colchão e no ambiente de maneira geral, o que favorece a transmissão do mesmo.


Fonte: www.cptcursospresenciais.com.br/blog/dermatofitose-em-gatos/.

Os principais animais acometidos pela Dermatofitose são os felinos


A transmissão ao ser humano pode ser realizada por meio do contato direto co