CATNIP: A ERVA DA FELICIDADE DOS GATOS?

Popularmente conhecida no mercado como catnip, a Nepetaria cataria é uma espécie de planta herbácea da família Lamiaceae, nativa de regiões temperadas e que possui na origem de seu nome comum o efeito excitante que é exercido nos felinos. O comportamento prazeroso dos felinos na presença da erva-gateira gera questionamentos e curiosidades pelos donos de animais de estimação, médicos veterinários e cientistas comportamentais na tentativa de compreender melhor quais os efeitos do catnip nos “bichanos”. Esta espécie vegetal possui uma característica suculenta com odor semelhante à mistura de hortelã com grama recém-cortada devido ao seu óleo essencial, composto majoritariamente por nepetalactona, uma substância química que promove a atração dos felinos (SILVA, 2019).


Para a melhor compreensão dos possíveis efeitos do catnip nos felinos, um estudo (SILVA, 2019) mostrou semelhanças da nepetalacona, substância que compõe o óleo essencial da Nepetera cataria, com a serotonina, neurotransmissor responsável pelo humor, ansiedade e depressão. Assim, a nepetalacona atua sobre os receptores serotoninérgicos, de forma semelhante a serotonina, garantindo a sensação de bem-estar do animal (SILVA, 2019).


Como resposta à ação da erva-gateira no sistema nervoso central dos animais, a exposição dos gatos ao catnip pode gerar comportamentos de euforia e excitação, mas pode não acontecer em determinados animais. Por meio do rolamento, do balanço da cabeça, do esfregar de seu queixo, de arranhar e lamber, o animal garante seu divertimento com o catnip. Além disso, é comum que após a brincadeira, o entretenimento e o gasto de energia com a erva-gateira, os felinos descansem. Caso o animal não demonstre interesse pelo catnip, é recomendado um intervalo de um mês para oferecer novamente a erva, utilizando-a uma vez por semana. Cabe ressaltar que não há registros científicos sobre contraindicação direta da erva do gato para faixas etárias ou doenças específicas. Com a finalidade recreativa, a erva-gateira pode ser adquirida em clínicas veterinárias e petshops por meio de folhas secas picadas, líquido e spray. Ademais, o recente uso do catnip dentro de pequenos brinquedos e arranhadores garantiu a popularidade da erva-gateira no mercado pet. Assim, é recomendada a utilização do catnip, principalmente em brinquedos para pets, com a finalidade de enriquecer o ambiente para redução dos níveis de estresse e ansiedades dos felinos, como forma de promover o bem estar e melhor qualidade de vida para nossos “bichanos” de companhia. Mas o catnip não deve ser acrescentado como alimentação ou parte dela, pois os animais podem ficar propensos a só se alimentar quando tiver a presença de catnip.




Referência bibliográfica:

SILVA, Rafaela Pelisoli da; SUYENAGA, Edna Sayuri. ESTRESSE E ANSIEDADE EM GATOS DOMÉSTICOS: TRATAMENTO FARMACOLÓGICO E ETNOVETERINÁRIO-UMA REVISÃO. Science And Animal Health, v. 7, n. 1, p. 12-33, 2019.



Posts Recentes