URINÁLISE

A urina é resultante da filtração glomerular, reabsorção tubular e secreção tubular, esses são os principais fatores que regulam o volume e a composição da urina. As células responsáveis por regular esses fatores são os néfrons, que são diversas células com atividades morfofuncionais diferentes conforme a região do néfrons.


Fonte: https://www.petz.com.br/blog/cachorros/xixi-de-cachorro/

Na urina são eliminadas substâncias do catabolismo celular, fármacos e substâncias indesejáveis, garantindo que a pressão osmótica e composição do plasma se mantenham constantes e adequadas ao animal. Além disso, a urina pode conter compostos ou composição alterada em situações de patologias renais ou em outros órgãos.

O momento da coleta da urina e o método são importantes para não ocorrer contaminação e ajustar os valores do laboratório ao método utilizado, a coleta pode ser por micção espontânea ou compressão vesical, nesse caso ocorre frequentemente contaminação por células e bactérias do trato genital, por isso esse método não é recomendado para cultura ou antibiograma. Outro método utilizado é o cateterismo no qual passa um cano de látex, silicone ou poliuretrano pela uretra até a bexiga para coleta de urina. Por último e mais recomendado para cultura e antibiograma é a cistocentese, nesse método é coletado a urina diretamente da bexiga através de uma punção com agulha fina e estéril (ROSA,2008). Após a coleta, a urina deve ser armazenada em local refrigerado, pois evita que ela degrade seus componentes rapidamente e evita a proliferação de bacteriana.


O exame de urina fornece diversas informações física e químicas, dentre os fatores físico pode salientar:


- Volume de urina pode estar normal, aumentado (Poliúria) ou diminuído (Oligúria)


- A Cor pode ser:

Amarela escuro em caso de Oligúria ou claro em Poliúria.

Amarelo-castanha e amarelo-cítrico em caso de presença de pigmentos biliares Castanha ou castanha-avermelhada translucida em caso de presença de hemoglobina ou mioglobina que são proteínas. Em casos de presença de hemácias a urina pode apresentar mesma coloração, mas estará turva.


Existem drogas que causam alteração da coloração também.


- O Odor sugere possíveis alterações nos outros exames.