Compost Barn ou Free Stall?

No ano de 2015, a produção leiteira do país ficou em 4º lugar entre os maiores produtores mundiais de leite, com cerca de 34 bilhões de litros de leite, a produção brasileira é predominantemente a pasto e que nem sempre apresentam altos índices de produtividade. Uma possibilidade de aumentar a produtividade e os lucros são os sistemas de confinamento, com destaque para o sistema FreeStall e Compost Barn que oferecem maior conforto térmico e bem-estar. Ambos sistemas proporcionam proteção contra variáveis climáticas, baixas extensões territoriais e melhoras na produção.

O Compot Barn foi criado por produtores norte-americanos, chegando ao Brasil em 2001 e o número de produtores que adotam o sistema vem aumentando no país. No sistema os animais ficam em um galpão coberto, com uma área de cama coletiva de livre circulação, com sistema de ventilação para remover o calor produzido pela compostagem das camas e dos animais. A cama é composta por serragem ou maravalha, onde grande parte dos dejetos ficam retidos, sem repartições (Figura 1). Os desejos são incorporados as camas através de reviramento diário, o que promove incorporação de oxigênio e dos desejos favorecendo o processo de fermentação aeróbia das bactérias, essa fermentação é realizada pela associação de uma fonte de carbono (material da cama) com matéria orgânica com nitrogênio (fezes e urina) e ambiente adequado (reviramento e ventilação constante), essa fermentação irá degradar rapidamente a matéria orgânica, gerando uma superfície seca e confortável para os animais deitar e se locomover. No galpão deve existir uma pista de alimentação, que deve ser de concreto com ranhuras, evitar acidentes dos animais com acúmulo de dejetos, e bebedouros longe das camas afim de evitar umidade excessiva nas camas.

Fonte: https://www.milkpoint.com.br/noticias-e-mercado/giro-noticias/milkpoint-de-olho-nas-redes-7-escolhemos-o-compost-barn-pensando-no-bemestar-animal-212408/

O FreeStal também surgiu nos Estado Unidos, antes que o Compost Bran, se dissipou rapidamente pelo país, assim como o Compost Barn, fica dentro de um galpão fechado, com ventilação, pista de alimentação, bebedouro e área externa para exercitar os animais. A grande diferencia do FreeStal é que as camas dos animais são individuas, composta por areia ou borracha (Figura 2).


Fonte: https://www.educapoint.com.br/curso/pecuaria-leite/confinamento-free-stall/

Ambos sistemas buscam diminuir taxa de doenças, principalmente as de casco e mamaria, e aumentando o bem-estar, gerando menos gastos com descarte de leite, remédio e aumentado o a produtividade por animal.

Além desses benefícios, eles possibilitam um controle maior sobre a nutrição dos animais, diminuição da incidência de moscas e carrapatos (as fezes são removidas diariamente no FreeSall impedindo o desenvolvimento completo das larvas, ou no Compost Barn mata as larvas durante a fermentação, além de que na ausência de solo os carrapatos tem dificuldade em terminar seus ciclos de vida), o que favorece a higiene, maior controle e identificação dos animais doentes. Apesar das grandes similaridades, o Compost Barn apresenta menores custos e maiores cuidados com o manejo quando comparado ao FreeStall.

Entretanto para um desses sistemas ter os resultados esperados é necessário ter assistência técnica, pois o sucesso deles depende desde o planejamento da construção até o manejo diário, além disso, uma boa nutrição e práticas higiênicas na fazenda são essenciais para reduzir os custos e melhorar a produção. A EMVEP Jr fornece consultoria nessas e em diversas outras, nos contate e conte um pouco de sua produção para podermos ajuda-lo.



REFERÊNCIAS:

MilkPoint. Compost barn vs free stall: diferenças de ocorrência de mastite e conforto, 2016.Disponível em: www.milkpoint.com.br/colunas/marco-veiga-dos-santos/ compost-barn-vs-free-stall-diferencas-de-ocorrencia-de-mastite-e-conforto. Acesso em: 07/05/2020


UDESC. Diferentes sistemas para a produção leiteira: Compost Barn e FreeStall, 2017. Disponível em: www.udesc.br/arquivos/ceo/ id_cpmenu/1043/rural_ 199_15198248871939_1043.pdf. Acesso em: 07,05/2020


SEBRAE. Compost Barn Produtividade e qualidade para o setor. Disponível em: www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/aeb6eb8fcfd94f39f41848211c29765d/$File/5388.pdf. Acesso em: 07,05/2020




Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Av. Duque de Caxias Norte, 225 - Pirassununga - SP
Universidade de São Paulo - Campus Fernando Costa

E-mail: emvepjr@emvepjr.com

Telefone: (19) 3565-4003 | (19) 98268-2768

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Patrocinador
Parceira