Assim como o Conselho de Medicina Veterinária a EMVEP Jr. alerta: Coelho não é presente de Páscoa!

        A Páscoa é um feriado religioso que celebra a ressurreição de Jesus, por isso, nessa época as pessoas costumam comemorar trocando presentes entre amigos e familiares (principalmente crianças). Os dois símbolos mais característicos dessa data são o ovo e o coelho de páscoa. O ovo simboliza o nascimento e a vida, enquanto o coelho, por se reproduzir em grandes ninhadas, representa fertilidade, nascimento e a esperança da vida.

       Na comemoração da Páscoa, a população costuma trocar presentes, como ovos de chocolate, bombons e colombas. O problema é que muitas pessoas decidem inovar e pensam que dar um coelho de verdade é uma boa opção, mas não é!

Curta nossa página no Instagram e no Facebook para não perder nossas publicações!

 

        Coelhos além de exigir estrutura e orçamento também exigem todo um cuidado especial. Esses animais  precisam de exercício físico regular, dessa forma, não podem ficar presos em espaços pequenos e fechados, eles precisam de uma grande área para circulação. Ao privar o animal desse comportamento ele pode desenvolver obesidade, disfunções de articulação e desvios comportamentais como por exemplo automutilação.

         Além de abrigo adequado, os coelhos também precisam de uma área aberta para tomar sol. Os coelhos também têm hábitos de roer, por isso eles precisam de um ambiente enriquecido com objetos adequados, como troncos ou galhos de algumas árvores frutíferas específicas, sempre in natura, nunca madeiras envernizadas.

        Ao contrário do que muitos pensam, os coelhos não podem se alimentar apenas de ração, eles precisam de uma dieta balanceada que contenha principalmente componentes fibrosos, dieta essa que deve ser elaborado por um Médico Veterinário.

      Por não se atentarem a essas necessidades específicas, muitas famílias acabam negligenciando os cuidados e muitas vezes abandonando o animal, o que configura crime! Infelizmente é comum, principalmente nessa época, que coelhos sejam encontrados desidratados e desnutridos por conta do abandono.

       A EMVEP Jr. deseja uma feliz páscoa a todos, sejam conscientes e conscientizem, coelhos não são presentes!

Leia mais!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Av. Duque de Caxias Norte, 225 - Pirassununga - SP
Universidade de São Paulo - Campus Fernando Costa

E-mail: emvepjr@emvepjr.com

Telefone: (19) 3565-4003 | (19) 99140-0094

Patrocinador
Parceira