Importância da biosseguridade na produção de aves poedeiras

      

 Imagem retirada do site A Humane World 

 

        Biosseguridade se refere ao estabelecimento de nível seguro para seres vivos por intermédio da diminuição do risco de ocorrência de enfermidades agudas e/ou crônicas em uma determinada população.

     Na pratica a biosseguridade é feita através de programas os quais são desenvolvidos e implementados um conjunto de políticas e normas operacionais rígidas que terão a função de proteger a granja contra a introdução de qualquer tipo de agentes infecciosos, sejam eles vírus, bactérias, fungos e/ou parasitas. Dentro dessas normas temos por exemplo a higienização do galpão, vazio sanitário, vacinação, vermifugação, controle de pragas e quarentena.

     Na higienização do galpão temos a retirada dos equipamentos que deve ser feita quando o sistema de criação for em piso ou gaiolas, facilitando as medidas subsequentes.  A retirada de todo o esterco deve ser feita após a transferência ou venda dos lotes. De acordo com o tipo de criação, obtém-se esterco puro ou esterco misturado com cama. Esse material pode ser enleirado, facilitando a fermentação e a diminuição dos agentes contaminantes existentes na cama para ser posteriormente vendido (EMBRAPA, 1997).

     Posteriormente deve ser feita a limpeza a seco que consiste na varredura normal de todo o interior das instalações e silos para que sejam retirados o pó e resíduos orgânicos, pode ser utilizado o lança-chamas para auxiliar na queima de resíduos. A lavagem das instalações e equipamentos deve ser feita no aviário com água e uma bomba de alta pressão, o sentido da lavagem será sempre de cima para baixo, os equipamentos, o reservatório e as caixas de água também deverão ser lavados (EMBRAPA, 1997).

     “Após toda a lavagem do galpão, deve ser feita a desinfecção, o que melhora bastante a ação dos desinfetantes, pois, esses têm sua ação reduzida em presença de matéria orgânica. Deve-se desinfetar também os equipamentos, reservatórios de água e encanamentos. O desinfetante a ser utilizado deverá ser o que proporcione melhor ação sobre o agente patogênico predominante na região. Deve ter boa ação residual e ser atóxico nas concentrações recomendadas. É conveniente alternar os diferentes desinfetantes” (EMBRAPA, 1997).

     Efetuando corretamente o manejo e as medidas de higiene, o produtor evitará algumas enfermidades, como a Doença de Marek, caracterizada por paralisia e formação de tumores, que pode ser evitada com a vacinação no primeiro dia de vida. Além da Bronquite infecciosa, que causa transtornos respiratórios e reprodutivos, altamente contagiosa, e também pode ser evitada com vacinação (LOPES, 2011).

    Doenças bacterianas como a Coriza infecciosa, causada pela bactéria Haemophylus paragallinarum, causa conjuntivite, inflamação no trato respiratório, pode ser evitada pela higienização do local e eliminação de aves contaminadas. Outra enfermidade que pode ser evitada através das práticas de higienização é a Micoplasmose, causada pelo agente Mycoplasma galissepticum, a ave apresenta espirros, secreção ocular e nasal, diminuição no consumo de ração e produção de ovos (EMBRAPA, 1997).

     As várias normas e cuidados apresentados tem por objetivo prevenir a contaminação da granja e evitar perdas produtivas, os quais são essenciais para uma produção segura e rentável. Porem a tentativa de aplicar medidas de biosseguridade sem o devido conhecimento e aporte adequado pode acabar por não apresentar os resultados esperados, nós da EMVEP jr estamos à disposição do produtor para visitas técnicas e suporte nesse aspecto da produção.

 

 

REFERÊNCIAS

EMBRAPA. Manejo e produção de poedeiras comerciais. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/58430/1/doc44.pdf. Acesso em: 03 de julho de 2019

LOPES, JACKELLINE. Técnico em agropecuária. Disponível em: http://pronatec.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2013/06/Avicultura.pdf. Acesso em: 25 de junho de 2019.

MARCELINO RAFAEL. Ovo: consumo com segurança. Disponível em: https://3rlab.wordpress.com/2016/10/07/ovo-consumo-com-seguranca/. Acesso em: 03 de julho de 2019.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

September 4, 2020

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Av. Duque de Caxias Norte, 225 - Pirassununga - SP
Universidade de São Paulo - Campus Fernando Costa

E-mail: emvepjr@emvepjr.com

Telefone: (19) 3565-4003 | (19) 98268-2768

Patrocinador
Parceira