Mastite Bovina: Como prevenir?

Um dos principais obstáculos para a lucratividade na bovinocultura leiteira é a mastite bovina, inflamação da glândula mamária. Além de causar redução da produtividade, alterar o valor nutritivo do leite, aumentar custos com medicamentos, a mastite pode estar associada a doenças transmissíveis ao homem.

Os fatores que propiciam condições favoráveis à contaminação da glândula mamária e o desenvolvimento desta afecção estão relacionados com a interação entre os microrganismos, as vacas e o ambiente, junto à ação do homem e possíveis erros de manejo.

A mastite é dividida em duas categorias, a clínica e a subclínica. Esse é um dos grandes problemas da doença, porque enquanto a mastite clínica é evidente, a mastite subclínica age silenciosamente, o que faz com que os produtores demorem mais para identificar a doença.

As principais perdas decorrentes das mastites (entre 70 e 80% das perdas totais) são causadas pelas mastites subclínicas, que embora não tenha sintomas visíveis (inflamação) diminuíram a síntese do leite. Já os casos clínicos provocam os restantes 20 a 30% das perdas (Philpot e Nickerson, 1991).

Muitos produtores ainda não possuem o hábito de tratar as vacas no momento da secagem, o que é um método preventivo importante, pois desta forma o quadro é tratado antes de se tornar mais severo.

A prevenção é o método mais eficaz de acabar com a mamite em sua propriedade. A Emvep Jr. oferece orientação e auxilia no estabelecimento de programas de higiene e prevenção que venham a oferecer as condições necessárias para a boa produtividade de seu rebanho.

ALVES, O. P. N., Fundamentos da Mastite Bovina e seus impactos na produção. Milkpoint. 2010

Naiara Araújo ARAÚJO. N., Artigo SF Agro | Farming Brasil: https://sfagro.uol.com.br/mastite-leite. 2016

FERREIRO. L., Mamite: Causas e Consequências. Embrapa - Pesquisa de Gado de Leite. 1984.

Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Av. Duque de Caxias Norte, 225 - Pirassununga - SP
Universidade de São Paulo - Campus Fernando Costa

E-mail: emvepjr@emvepjr.com

Telefone: (19) 3565-4003 | (19) 98268-2768

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Patrocinador
Parceira