Raiva Bovina: o que preciso saber?

É senso comum dizer que a raiva bovina é uma enfermidade extremamente grave. Mas você sabe o porquê?

A raiva é umas das principais causas de perdas econômicas na pecuária nacional, ocorrendo em diversas partes do país e acometendo todos os animais de sangue quente e sendo transmitida principalmente por morcegos.

Fonte: Youtube. <https://www.youtube.com/watch?v=gSpZ_Z3icBg>

O principal problema da raiva é que, quando ela é descoberta, já não há mais o que fazer. Os sintomas são neurológicos, como perda de consciência, mugido rouco, andar cambaleante e salivação.

Por ser uma zoonose, a notificação da doença aos órgãos competentes é obrigatória. Deve-se realizar controle adequado da população de morcegos e também da sanidade do rebanho, através da vacinação.

Fonte: Campo Grande News. <https://www.campograndenews.com.br/rural/focos-de-raiva-em-bovinos-sao-confirmados-em-tres-cidades-de-ms>

A vacinação é a forma mais eficaz de profilaxia da raiva bovina. Não é obrigatória no país todo, mas é sempre aconselhável. Para garantir a imunização do rebanho, deve-se realizar a vacinação anualmente, mesmo que a população de morcegos esteja controlada e que a região não seja endêmica, pois assim o produtor leva a quase zero a probabilidade de ocorrência da doença em seu rebanho, garantindo assim sua produtividade e sanidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

LABOVET. <http://labovet.com.br/blog-grandes-animais/raiva-bovina-uma-ameaca-para-o-rebanho-que-precisa-ser-controlada/>

Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Av. Duque de Caxias Norte, 225 - Pirassununga - SP
Universidade de São Paulo - Campus Fernando Costa

E-mail: emvepjr@emvepjr.com

Telefone: (19) 3565-4003 | (19) 98268-2768

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Patrocinador
Parceira