Agalaxia contagiosa: quais os prejuízos dessa doença?

June 10, 2018

A agalaxia contagiosa é uma doença causada por micoplasmas, um tipo de bactéria altamente resistente a antibióticos e que realiza infecção via oral, respiratória, mamária e transplacentária.
Foi descoberta primeiramente no estado de São Paulo, mas hoje já são encontrados numerosos (e crescentes) relatos dessa enfermidade em Sergipe e em outros estados da região nordeste do Brasil. 
Seus principais sintomas são febre, mastite, abortos, poliartrite e redução abrupta da produção de leite, que pode atingir 100% da produção em uma semana. Além disso, apresenta mortalidade de 90% em jovens. 

 

A ordenha sem higienização adequada é um fator muito importante na disseminação entre os animais, uma vez que os ordenhadores tocam todos os animais. Com isso, o produtor acaba prejudicado por um conjunto de fatores: a redução da produtividade associada ao elevado custo para o controle da doença e a perda de credibilidade do rebanho. 


Como o tratamento é ineficaz, procura-se evitar a ocorrência da doença por medidas como quarentena dos animais recém-adquiridos por 60 dias e evitar a aquisição de animais de rebanhos ou áreas suspeitas. Estuda-se também, atualmente, o desenvolvimento de vacinas contra a agalaxia contagiosa.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

December 28, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Av. Duque de Caxias Norte, 225 - Pirassununga - SP
Universidade de São Paulo - Campus Fernando Costa

E-mail: emvepjr@emvepjr.com

Telefone: (19)99140-0094

Patrocinador