Mormo: o que é e como prevenir

May 22, 2018

O mormo é uma doença infecto-contagiosa que afeta equinos e asininos, principalmente, e se trata de uma grave zoonose. Ou seja, também afeta o homem.


Os principais sintomas são corrimento viscoso nas narinas com ou sem sangue, presença de nódulos subcutâneos e nas narinas, pneumonia, emagrecimento progressivo, depressão, diarreia, desnutrição com mortalidade em poucos dias, febre, tosse, entre outros. Já no homem, podem ser apresentados sintomas como mal-estar geral, enjoo, perda de apetite, tontura, dor muscular, forte dor de cabeça, que posteriormente evolui com febre, suor noturno e diarreia.

 

 

 Fonte: Vedovati Pisos


O contágio ocorre pelo contato com material infectante do animal doente: pode ser pus, secreção nasal, urina ou fezes, pela ingestão de água e alimentos contaminados, ou pela inalação da bactéria.

 

O diagnóstico pode ser feito de forma laboratorial e é obrigatório. No Brasil, o diagnostico e controle do mormo são determinadas pelos órgãos oficiais de defesa sanitária e faz parte do Programa Nacional de Sanidade de Eqüídeos (PNSE) do MAPA. Em caso de resultado positivo, é obrigatória a notificação aos órgãos sanitários nacionais, além do sacrifício e incineração do animal, limpeza e desinfecção do local que o mesmo habitava e quarentena da propriedade.

 

O Brasil é o oitavo maior exportador de carne equina. Bélgica, Holanda, Itália, Japão e França são os principais importadores da carne de cavalo brasileira, também consumida nos Estados Unidos. Além disso, o mercado interno de equinos movimenta hoje cerca de 16 bilhões de reais por ano. Portanto, deve-se evitar o surgimento de doenças na propriedade, principalmente as que podem prejudicar não só a produção, como o comércio do produtor e a saúde humana.

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

DANIEL DIAS. Cavalos movimentam R$ 16bi por ano. Saiba como você pode lucrar. 22/03/2016. <http://blogs.canalrural.com.br/danieldias/2016/03/22/o-agronegocio-equino-ja-movimenta-r15-bi-por-ano-saiba-como-funciona-este-segmento-e-como-voce-pode-lucrar-com-cavalos/>

PIOTTO, M.A; SANCHEZ, P.J; DA SILVA, C.A.P. Mormo. <http://www.crmvsp.gov.br/arquivo_zoonoses/MORMO_SERIE_ZOONOSES.pdf>

ZAPPA, V; OLIVEIRA, R.G; LEOPOLDINO, D.C.C. Mormo em equinos. 01/2009.<http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/nx84WKidH1wD4Os_2013-6-21-11-56-24.pdf>

DEFESA AGROPECUÁRIA DO ESTADO DO ALAGOAS. Mormo. <http://www.defesaagropecuaria.al.gov.br/sanidade-animal/mormo>

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

December 28, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Av. Duque de Caxias Norte, 225 - Pirassununga - SP
Universidade de São Paulo - Campus Fernando Costa

E-mail: emvepjr@emvepjr.com

Telefone: (19)99140-0094

Patrocinador