Clostridioses na bovinocultura leiteira

                  Clostridioses é o nome dado às doenças causadas pelas bactérias do gênero Clostridium e fazem parte do grupo de doenças que mais matam bovinos no Brasil. Estas bactérias estão presentes no ambiente e no intestino dos animais e podem causar grandes perdas produtivas e até mesmo a morte de animais infectados. As Clostridioses mais comuns em bovinos no Brasil são a Manqueira ou Carbúnculo Sintomático, o Botulismo, as Gangrenas gasosas e o Tétano.  Estes microrganismos produzem toxinas que podem causar diversas lesões nos órgãos e tecidos dos animais.

                  Como o termo clostridioses abrange vários gêneros da bactéria, cada uma com modo de ação, é de grande importância saber qual a que acomete o rebanho, a fim de traçar as medidas de controle e prevenção mais adequadas, contendo e eliminando o problema. O proprietário e funcionários devem se atentar aos sintomas mais comuns de cada uma das doenças manifestadas e relatar ao médico veterinário que prosseguirá sua investigação com maiores informações.

                  O tratamento destas doenças se baseia na utilização de antibióticos, entretanto, não costuma ser eficaz devido à rápida evolução das doenças, fazendo com que os métodos de prevenção sejam as alternativas mais eficientes para evitar as perdas causadas pelas clostridioses.

                  Para prevenção e controle das clostridioses recomendam-se algumas medidas de manejo, como:

  • Evitar materiais perfurantes e cortantes nas instalações

  • Providenciar destino correto das carcaças

  • Evitar a utilização de uma mesma agulha ao vacinar ou medicar animais.

                Estas medidas não substituem a vacinação contra as clostridioses, que é a base para o controle destas doenças em qualquer propriedade. Apesar de não ter uma garantia de completa proteção , a vacinação é ainda principal forma de controle das doenças causadas por estas bactérias, quando realizada adequadamente.

 

 

 

Referências:

OLIVEIRA, C. A., FARIA F. L. Clostridioses: Um problema recorrente nos rebanhos leiteiros. Milkpoint. 2014

 

LOBATO, F.C.F., ASSIS, R.A. Controle e profilaxia das clostridioses. A Hora Veterinária. n.113, p.29-33, 2000.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

December 28, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Av. Duque de Caxias Norte, 225 - Pirassununga - SP
Universidade de São Paulo - Campus Fernando Costa

E-mail: emvepjr@emvepjr.com

Telefone: (19)99140-0094

Patrocinador