Tristeza Parasitária Bovina e a importância do Hemograma

 

 

A tristeza parasitária bovina (TPB) é um complexo de enfermidades causadas pelos agentes infecciosos Babesia spp. e Anaplasma spp., provocado pela babesiose e anaplasmose. Sendo transmitida principalmente pelo carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus, mais conhecida como “carrapato do boi”.

 

Os animais acometidos por esta enfermidade tendem a apresentar: anorexia, pêlos arrepiados, taquicardia, taquipnéia, redução de lactação e de carne, perda do peso, anemia, infertilidade temporária dos machos e das fêmeas e gasto com medicamentos para o tratamento da doença, a TPB provoca perdas econômicas aos produtores. E os bovinos adultos são os mais suscetíveis que os jovens - por ter anticorpos colostrais, rápida resposta imune, alta taxa de hematopoiese e pela presença de hemoglobina fetal nos eritrócitos).

 

É necessário realizar controle estratégico dos carrapatos. Sabe-se que o período das águas (de outubro a março) é marcada pela temperatura e umidade favorável ao desenvolvimento do carrapato no ambiente. Assim, realizar o controle no período de julho a setembro (período de seca) impedirá o surgimento de uma grande população no próximo ciclo.

 

 

O diagnóstico da doença é feita através dos sinais clínicos e dos exames complementares, como o HEMOGRAMA - um exame laboratorial que permite a avaliação morfológica e quantitativa  das células sanguíneas (hemácias, leucócitos e plaquetas) através das amostras sanguíneas dos animais. Pois, tanto a Babesia spp. quanto a Anaplasma spp. são, respectivamente, protozoários e bactérias que parasitam as hemácias do hospedeiro.

 

 

Análises Clínicas como Hemograma é um dos serviços oferecidos pela EMVEP Jr.!

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

GONÇALVES, P. M. Epidemiologia e controle da tristeza parasitária bovina na região sudeste do Brasil. Minas Gerais: Ciência Rural, v. 30, n. 1, 2000.

 

OUROFINO. Tristeza parasitária bovina. 2015. Disponível em:

<https://www.ourofinosaudeanimal.com/ourofinoemcampo/a-tristeza-parasitaria-bovina/> Acesso em 05 Mai 2018.

 

CATTO, J. B.; ANDREOTTI, R.; KOLLER, W. W. Atualização sobre o Controle Estratégico do Carrapato-do-boi. Mato Grosso do Sul: EMBRAPA, 2010. Disponível em:

<https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPGC-2010/13274/1/COT123.pdf> Acesso em 05 Mai 2018.

 

Fig 1 : fonte: http://tolweb.org/Babesia/68087/2011.05.18

Fig 2.: fonte: http://www.grupoapoiar.com/voce-tem-problemas-com-tristeza-parasitaria-bovina-tpb-em-seu-rebanho/

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

December 28, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Av. Duque de Caxias Norte, 225 - Pirassununga - SP
Universidade de São Paulo - Campus Fernando Costa

E-mail: emvepjr@emvepjr.com

Telefone: (19)99140-0094

Patrocinador