A importância do casqueamento


Na época das chuvas, é comum a ocorrência de problemas de casco em bovinos e ovinos. Por conta do barro, o casco dos animais é amolecido e desgastado, facilitando assim o aparecimento de doenças que prejudicam principalmente a locomoção do animal. Esse estresse gerado pela locomoção prejudicado levará o animal a se alimentar em menor quantidade, a perder peso e à diminuição da produção.

Saiba os principais problemas de casco:

Laminite A laminite é uma inflamação que causa manqueira e pode deformar permanentemente o casco do animal. Além da umidade, outros fatores podem estar relacionados com a ocorrência da laminite, como inglestão excessiva de grãos, toxemia e fatores genéticos.

Pododermatite circunscrita Ocorre na junção da sola com o bulbo, e ocorre principalmente em rebanhos cujas condições de higiene não são adequadas.

Doença da linha branca Caracteriza-se por abscessos na sola ou nas articulações, manqueira e membros virados para fora.

Podridão de casco É uma infecção causada por uma bactéria que entra através de uma lesão na pele.

Dermatite interdigital Também causada por bactérias, pode formar erosão cutânea e calos, e é frequente em ambientes úmidos e sem limpeza adequada.

Dermatite digital É uma infecção altamente contagiosa que ocorre em ambientes sujos e com umidade. Por conta da sensibilidade, os animais buscam manter o menor contato possível entre o casco e o solo, caminhando na ponta do dedo.

Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Av. Duque de Caxias Norte, 225 - Pirassununga - SP
Universidade de São Paulo - Campus Fernando Costa

E-mail: emvepjr@emvepjr.com

Telefone: (19) 3565-4003 | (19) 98268-2768

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Patrocinador
Parceira