A importância da Alimentação em Pets

julho 4, 2023

 

Quando se fala em qualidade de vida, não há como deixar de citar a alimentação como um dos principais pontos a serem levados em conta pela sua importância na saúde, no bem-estar e no desenvolvimento. Para cães e gatos, isso não é diferente. Uma boa alimentação mantém o nível de energia e permite o funcionamento adequado do corpo, evitando problemas e/ou doenças que possam se instalar devido à carência ou excesso de algum nutriente ou até a presença indevida de algo na dieta. Assim, uma má alimentação pode, não só deixar de cuidar de seu animal, mas, também, causar sérios problemas de saúde e doenças, como obesidade, diabetes, gastrite e torção gástrica ou até artrose.

A nutrição pet pode ser tanto por meio do consumo de ração quanto pela alimentação natural. Ambas as formas possuem suas vantagens específicas e, dessa forma, muitos tutores não sabem escolher entre uma ou outra. No entanto, o mais importante para o animal é que o tutor faça um acompanhamento nutricional correto com Médico Veterinário para que, independente da alimentação escolhida, o animal esteja sendo alimentado com um alimento aprovado, recomendado e precisamente calculado por profissional qualificado.

Para que uma boa nutrição do seu pet esteja ocorrendo devidamente, é necessário, primeiro, se atentar a alguns fatores importantes. É necessário que seja feito armazenamento correto da comida para que esta não entre em contato com agentes externos (como insetos ou roedores), para que não perca características nutricionais (pela desnaturação de vitaminas ou pelo aumento da umidade do alimento) ou até para que seu animal não corra o risco de entrar em contato com fungos ou outros agentes que podem prejudicar a saúde dele, o que também justifica a limpeza/desinfecção dos potes de comida e água.

Além disso, é de extrema importância que seja levado em consideração a espécie e a raça do pet, possíveis fatores genéticos, sua idade e peso corporal e se o animal possui alguma doença ou alergia. Hoje, podemos encontrar dietas próprias para cada situação em que se encontra o animal: para diferentes idades/fases da vida (filhotes, adultos, idosos), pesos, raças e enfermidades/doenças como para animais obesos, cardiopatas, doentes renais e até para animais internados.

Devido a todas essas condições que seu pet pode se encontrar e a todas as recomendações e opções de alimentação disponíveis, o acompanhamento nutricional regular com Médico Veterinário se torna tão necessário.
Ficou com alguma dúvida sobre a nutrição/alimentação de seu pet ou precisa de auxílio nutricional? Entre em contato com a EMVEP Jr.